A Bahia está diretamente ligada a good vibes, praias lindas, comida maravilhosa e um clima super agradável. Pedimos a Thatiane Coleta, uma cliente muito querida, que escrevesse um pouco do que achou da sua viagem para Morro de São Paulo. 

Muitas pesssoas me perguntam como é chegar no Morro e, por isso, resolvi explicar um pouco. A ilha está localizada a 300km de Salvador e é impossível chegar 100% de carro e fazer o trajeto não é tão rápido e fácil, mas vale a pena.

A maneira mais comum é pelo mar e os catamarãs e lanchas saem do Terminal Marítimo Turístico em Salvador (atrás do Mercado Modelo). A viagem dura cerca de duas horas, mas pode variar de acordo com as condições do mar e do tempo.

Nós indicamos para quem nos procura e não quer comprar o roteiro todo conosco a Zilu Turismo. Lembre-se de imprimir o seu bilhete e de chegar com antecedência. 

Ir pelo mar pode ser um grande problema para quem costuma enjoar. Quanto maior a embarcação, teoricamente, menor é o balanço do mar. Portanto, catamarã é melhor do que lancha. Só sente na parte de fora se você não enjoar e tome remédio para enjoo!! Caso você tenha este problema, talvez a melhor alternativa seja fazer parte por terra e parte por mar (esta opção demora entre 3h e 4h) ou de aviãozinho (táxi aéreo), da AeroStar e da Addey. O voo dura cerca de 22 minutos e é mais caro.

img 20201212 wa00564006E6D5 C31F DDA1 8ABE B4969FE5A172

 

A Thaty Coleta tem a sua opinião sobre o catamarã: "Um único ponto sobre Morro de São Paulo que eu farei diferente na próxima ida é com relação ao deslocamento na volta de  Morro para o porto de Salvador. Fui e voltei de catamarã, a ida foi tranquila, agora a volta foi tensa! Fiquei muito enjoada com o balanço da embarcação, vou pensar duas vezes quando me disserem sobre “mar aberto”! 

 

As ondas são fortes, mexe muito e é preciso ter um estômago muito bom para não passar mal. Os tripulantes entregam saquinhos, tipo de pão, (aqueles pra vomitar mesmo argh) para todos os passageiros. Há outras opções para o retorno e com certeza, no mar aberto eu não quero mais!"

 

Táxi na vila

Ao desembarcar em Morro, os carregadores de mala brotarão oferecendo os "táxis", que são, nada mais nada menos, do que carrinho de mão de obra para levar as bagagens. O serviço custa, em média, R$ 15,00 por mala, mas vale negociar, caso você tenha mais de uma. É um bom investimento, viu? As subidas e descidas são muito íngremes e sair puxando mala na areia não é legal, né?

 

Taxa de visitação

Com o intuito de assegurar a manutenção e preservação do Patrimônio do Arquipélago é cobrada uma taxa para os turistas que visitam o arquipélago, que tem 26 ilhas e, entre elas, a Ilha de Tinharé, onde está localizado o vilarejo Morro de São Paulo. A taxa é conhecida como TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago) não tem um preço fixo (em média R$ 15,00) e é paga uma única vez. 

Estão isentos do pagamento desta taxa, os idosos com mais de 60 anos e crianças de até 5 anos de idade. Estudantes e portadores de necessidades especiais pagam meia entrada.

A taxa pode ser paga no embarque, quando o meio de tranposte para chegar na ilha é o avião, ou no pier de desembarque, quando utilizamos o transporte marítimo (catamarã, barco ou lancha). Como as regras não são muito claras, recomendamos guardar o seu comprovante durante toda sua permanência, inclusive durante os passeios.

 

ONDE FICAR

Em Morro de São Paulo, as praias não tem nomes e sim números e saber as diferenças ajuda na hora de tomar a sua decisão.

 

Primeira praia: 

Tem a menor extensão entre as praias de Morro, fica bem pertinho do centro e é a praia com ondas mais fortes, sendo conhecida como praia dos surfistas. Além disso, é nesta praia que acontecem os batismos dos mergulhadores, esqui aquático, banana boat e tirolesa, que liga o Farol, um dos monumentos históricos da região, ao final da praia. É a maior tirolesa do Brasil, com 350m de extensão e 70m de altura. É bastante frequentada pelos moradores da região. 

"Morro de São Paulo é um lugar incrível que merece ser visitado! Suas águas têm temperaturas agradáveis e cristalinas.

Criei coragem e desci de tirolesa. São segundos de muita emoção! O caminho que nos leva a essa aventura é uma beleza à parte, cercados pela mata fechada, muito verde e preservação. Antes da descida é possível apreciar a paisagem e tirar muitas fotos do mirante."

 

Segunda praia:

Também é conhecida como a Praia do Agito, está localizada ao lado da Primeira Praia e o viajante pode se deslocar a pé tranquilamente entre as duas. É onde acontece o agito durante o dia e a noite e onde está o maior número de restaurantes, barracas, ambulantes, pousadas econômicas e excelentes hotéis.

As suas águas são calmas e, com a maré baixa, formam algumas piscinas naturais. 

 

Terceira praia:

Com 800 metros de extensão é uma praia calma e tem infra-estrutura completa com mercadinhos, restaurantes, hotéis luxuosos, pousadas mais simples e a pista de pouso da empresa de taxi aéreo Addey.

O acesso para a segunda praia é tranquilo. Pode ser feito pelo calçadão ou pela faixa estreita de areia que desaparece quando a maré está cheia.

É nesta praia que os viajantes embarcam para o passeio que faz a volta na ilha. É possível ainda fazer mergulho, andar caiaque e em frente esta praia está a Ilha de Caitá, rodeada de corais. Ao redor dela há um excelente ponto para mergulho com várias espécies de peixes. 

"A volta pela ilha de Boipeba de lancha é imperdível." Diz a Thatiane. O passeio sai da terceira praia e para nas piscinas naturais de Moreré e Garapuá. Indicamos alugar snorkel para ver a vida marinha, que é sempre surpreendente.

 

Quarta praia:

Tem 8km de extensão, é a maior praia de Morro e destinada para quem quer sossego, contato com a natureza e não se preocupa com pouca infra-estrutura. As areias brancas estão associadas aos coqueirais e mangues. Os viajantes que optarem por esta praia encontrarão alguns hotéis e eco resorts que oferecem transporte para à Segunda Praia. 

É indicada para famílias com crianças pequenas, pois as águas são calmíssimas.

 

Outro passeio bacana é visitar a Praia da Gamboa, um pequeno vilarejo de pescadores em Cairu, vizinho ao Morro de São Paulo. A Praia está localizada do lado esquerdo do porto da vila e há duas formas de chegar: a pé (apenas quando a maré está baixa) ou de barco (saindo do porto de Morro de São Paulo, com duração de, no máximo, 15 minutos). O mar é morno, calmo e ótimo para relaxar. Outro atrativo de Gamboa é o paredão de argila, que dizem ter propriedades rejuvenescedoras.

"Passar o dia em Gamboa é sensacional e recomendo aproveitar até o pôr do sol, que é de tirar o fôlego. Normalmente, os passeios de barco voltam às 16h, basta dizer que não vai voltar e depois contrata apenas a volta pra Morro. É baratinho e vale super a pena ficar. Os restaurantes do lugar servem bem e foi a primeira vez que deixei camarão no prato!

Por falar em pôr do sol, não dá pra deixar de apreciá-lo da Toca do Morcego. Lugar agradável, com música ao vivo e uma vista fenomenal da ilha. Recomendo fazer reserva para garantir um lugar especial, literalmente, ao sol."

Outra dica para quem quer curtir o pôr do sol é fazê-lo da Pousada e Restaurante Passárgada. Fica quase se em frente à igreja de Morro e possui vista impecável. Os não hospedes podem tomar um café (mas não coma a tapioca, porque ela não é boa!).

 

ONDE COMER

"Em Morro há muitas opções para refeições e não me decepcionei com nenhuma! Quem curte fartura e quer apreciar um rodizío com parmegiana recomendo o argentino Jony Milanesa (onde todos os garçons se chamam Jony rs). O local é simples, o atendimento é ótimo e a comida também, além do preço super justo.

Um restaurante que tem a vista linda é o italiano Canoa e fica na terceira praia. O atendimento é sensacional, o dono é de uma simpatia sem igual e a comida muito saborosa (voltei lá mais duas vezes)."

Completando as dicas da Thaty, citamos alguns outros restaurantes para agregar coisa boa em sua visita ao Morro. 

Andina Cozinha Latina -  Localizado na Segunda Praia é um restaurante de alta gastronomia autoral e com sabores que se completam. 

Papoula Culinária Artesanal - Localizado na Segunda Praia e oferecem uma comida com preço super justo.

Maré Bar & Grill - Restaurante beira mar, simples, aconchegante e comida muito bem servida. 

Bossa Nova Bistrô - Localizado no caminho do Farol, anexo à Pousada Passargada. Indico a visita, além da comida, pela vista. Eles possuem o menu do Chef, que pode ser uma alternativa bem interessante para quem gosta de provar vários pratos. 

Café das Artes - Lembra um café de Paris e é o local para comer com os olhos. Indicamos o camarão no coco e o camarão no abacaxi. 

Barraca do Dig Murphy - Localizada na Quarta Praia e o local ideal para experimentar comida caseira com sabor.

 

Caso você conheça outos restaurantes, pubs e cafés e queira compartilhar conosco a sua experiência, ficaremos muito felizes. 

 

  • icon Rua 59-A, nº 666, St. Aeroporto,
    Goiânia - GO, CEP 74070-160
  • icon This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    .
  • icon Segunda - Sexta: 09h - 18h
    .
Topo
Usamos cookies para melhorar nosso site. Ao continuar a usar este site, você concorda com a utilização de cookies. Para mais detalhes clique em "Politica de Privacidade".