Yosemite, paraíso para quem ama a natureza!
- Estados Unidos
- Thatiany Guimarães Teixeira
Começo este texto falando que NÃO indico fazer bate e volta para o parque. Cometi este erro e não gostaria que vocês fizessem o mesmo. Vem comigo para saber um pouco de como foi a nossa viagem e o que acho certo fazer, se você tiver mais tempo?
O Yosemite é famoso por suas enormes cachoeiras e maciços de granito e o terceiro parque nacional mais visitado nos EUA, cobrindo uma "áreazinha" de 3.081 km². Recebe cerca de três milhões de visitantes por ano e a maior parte destes turistas vai somente para ver Yosemite Valley, porém existem muitas outras atrações, como os grandiosos desfiladeiros de granito, bosques de sequoias gigantes, animais, cascatas imensas, cachoeiras que podem ou não ser sazonais e que lhe valeram a designação de Patrimônio Mundial, em 1984.
O Parque está localizado na Serra Nevada, mais ou menos 4h (por trecho) de São Francisco, na Califórnia, de onde partimos. Fomos e voltamos no mesmo dia, mas é super puxado!!! Alugamos um carro e pagamos USD 20 para entrar no parque, o que nos dá o direito de usufruir do parque por 7 dias. As pessoas que não querem dirigir, podem ir de ônibus (a empresa é a Greyhound), mesmo não sendo a opção mais econômica e rápida, porque tem troca de ônibus no caminho.
COMO SE LOCOMOVER DENTRO DO PARQUE? O Yosemite oferece um shuttle bus gratuito passando por todos os hotéis e campings, além dos pontos principais. Além disso, andar de carro é super tranquilo e tem estacionamento gratuitos em diversos pontos do parque. Outra opção é alugar a famosa magrela (mais ou menos USD 30 por dia). Há poucas subidas e descidas e uma beleza natural deslumbrante.
QUAL A MELHOR ÉPOCA? Você gosta de escalada, fotografia, rafting, pescaria, passear com as crianças, fazer programas noturnos ou simplesmente ver a natureza? Planeje a sua viagem entre os meses de março e novembro, lembrando que em março as árvores ainda estão bem queimadas do inverno e em julho e agosto acontecem muitas queimadas na região. Para mim, os melhores meses são: abril/maio e setembro/outubro.
QUANTO TEMPO FICAR? No mínimo 3 noites, para ficar 2 dias inteiros. Se você é escalador, com certeza, indicaria mais tempo.
ONDE FICAR? Como eu gostaria de ter me hospedado dentro do Parque, mas, na época, um surto obrigou o fechamento temporário de vários hotéis e coincidiu com a nossa viagem. Deu para entender que eu indico ficar dentro do Parque, mas os hotéis e campings são mais caros e muita gente ainda opta em ficar fora, em cidades distantes até 2h. A minha dica é: fique menos tempo, mas fique no Parque. Os hotéis abrem a disponibilidade com 1 ano de antecedência e acabam super rápido. Fiquem atentos!
Vamos às opções:
Half Dome Village são tendas com estrutura de madeira e lona por cima. São simples, confortáveis e equipadas com colchões, travesseiros, lençóis, cobertores e toalhas para até 5 hóspedes. Os banheiros são compartilhados e há muitos pelo camping.
House Keeping Camp: Uma opção legal pra quem quer “acampar” e não quer montar a barraca. Ele tem paredes de concreto cobertas com teto de barraca, sem aquecimento, por isso é importante levar roupas quentinhas e banheiro compartilhado. Pontos positivos: ambiente hiper descontraído, fogueiras comunitárias e vistas sensacionais do Half Dome e da Yosemite Falls.
Camping é para a pessoa que curte aventura e há alguns espaços destinados a isso: Upper Pines, Lower Pines e North Pines, que juntos tem mais de 700 lugares para barracas, custando, em média USD 26 por noite. As reservas devem ser feitas com 5 meses de antecedência. Quem não pode viajar carregando os apetrechos de camping, a dica é alugar e indicamos duas lojas para isso: REI Gear Rentals e Sports Basement.
Você sabia que existe uma "caixa anti-urso" nos acampamentos? Elas servem para estocar todo seu alimento e produtos de beleza, pois os cheiros chamam a atenção dos animais. Sim, você pode se deparar com os ursos. Por mais que sejam animais cada dia mais extintos no parque, ainda existem e podem aparecer de surpresa.
O Tenaya Lodge fica a 1h do parque e tem um spa confortável.
O Rush Creek Lodge é super aconchegante e está localizado a 45 minutos do parque. É uma boa opção para grupos, pois os quartos acomodam até 6 pessoas. Essa é uma das melhores!
O Majestic Yosemite Hotel é o hotel mais luxuoso e confortável do Yosemite, por isso os preços são maiores. Ele conta com piscina aquecida, um restaurante disputadíssimo e lareira deliciosa no salão principal.
QUER FICAR FORA DO PARQUE?
El Portal é um vilarejo com estrutura mínima, mas há duas boas opções de hospedagem na entrada do parque: Yosemite View Lodge oferece café da manhã simplão e possui um restaurante próprio que funciona até às 22h. Cedar Lodge tem quartos amplos, a decoração é cansada, o café da manhã estilo buffet e o Wifi são cobrados a parte.
Mariposa é uma das cidades que prosperou na época dourada Califórnia e hoje o Yosemite (localizado a 67km) é a sua principal fonte de economia. Tem uma rede hoteleira ampla e por isso costuma ter mais hotéis disponíveis. O Mariposa Hotel Inn tem quartos charmosos com decoração alegre. Outra opção bem avaliada é o 5th Street Inn localizado em um casinha fofa no meio do burburinho da cidade. Best Western Plus Yosemite Way Station segue o padrão da rede.
O QUE FAZER?
Para quem faz bate e volta:
Não perca mais tempo procurando o que fazer. Vá ao centro de informações e faça o passeio pelo Yosemite Valley guiado. Nós pagamos USD 25 por pessoa e andamos em um ônibus arrumadinho até os principais pontos ali perto (Bridaveil Falls, Yosemite Falls, El Capitain e Half Dome.), afinal o parque é imenso e não daria tempo para fazer tudo em poucas horas.
O parque incentiva os visitantes a deixarem seu carro e fazerem os passeios com eles. Talvez por um pensamento lógico de arrecadar ou por excesso de zelo, como pensam nossos pais. No “fritar dos nossos bolsos” a ideia deles é sempre a mesma: ganhar dinheiro. Se tivesse tempo, teria feito de carro ou bike, sozinhos e sem hora marcada, que é a melhor parte.
Para quem ficar lá dentro:
O El Capitan é um penhasco de granito que se impõe sobre o vale e é escalado por radicais que são fascinados por esporte individual. Oferece inúmeros percursos com diferentes níveis de dificuldade. Poucos de nós conseguimos ver os “malucos” neste paredão. Perdemos a noção de tamanho quando os avistamos. Parecem formiguinhas coloridas!
Yosemite Upper e Lower Falls uma mais distante do que a outra, mas são duas opções incríveis.
A Mist Trail leva até a Vernal Fall e é dividida em três etapas: a subida até a ponte, que é um excelente mirante frontal da cachoeira; as escadarias que passam bem próximas da queda e a vista da queda por cima, um ótimo cenário para um lanche. A maioria das trilhas do parque são acessíveis para crianças.
O Half Dome é o cartão postal do parque e é acessado depois de uma desafiadora trilha de 14km, que começa na Mist Trail e requer planejamento, sendo necessário participar de um sorteio para ganhar a permissão de fazer a trilha.
Glacier Point é o mirante mais lindo do parque.
Além destes, o Tunnel View Point, Wawona Road e Mariposa Grove, que conta com mais de 200 sequoias gigantes com mais de 3 metros de diâmetro.
Dicas importantes:
– Não há posto de gasolina dentro do parque. Garanta o seu tanque no último posto antes de chegar.
– Internet: Você ficará desconectado do mundo por uns dias. No Half Dome Village e no Majestic Hotel é possível conectar-se, mas não conte com esta possibilidade.
– Leve roupas adequadas.
– Procure chegar durante o dia, para não se estressar com as estradinhas sinuosas.
Acesse os nossos outros posts sobre os Estados Unidos: