O campeão voltou! O campeão voltou!

Ver o Brasil ganhar no Maracanã realmente foi lindo, mas bonito mesmo é passear pela cidade maravilhosa.

 

O Rio de Janeiro é a segunda maior metrópole do Brasil, com desigualdades imensas, mas que nunca perdeu o codinome “Maravilhosa”. É imensa, intensa, caótica e muito fotogênica.

 

Eu tenho uma relação particular com o Rio, com ótimas recordações, mas a insegurança me causa medo. Não falarei sobre isto hoje, pois as informações estão fáceis nos telejornais e na internet.

 

Pintados como um quadro, o mar e montanha são colocados lado a lado em perfeita sintonia e harmonia e junto a isso o estilo de vida despojado e festeiro do carioca, fazem o clima da cidade ser alegre e alto-astral. A cidade tem cerca de 30 quilômetros de orla desenhada por calçadões e ciclovias lotadas de pessoas caminhando, pedalando, correndo, “desfilando” ou apenas observando o movimento.

 

 

A rede hoteleira tem problemas seríssimos, como apartamentos muito velhos e diárias caras. Se você tiver o azar de programar a sua viagem em dias de congressos ou feiras, desista!!! Ou não consegue se hospedar ou pagará mais de R$ 500,00 em hotéis simples. Hoje os aluguéis de apartamentos ficaram mais comuns, porém muitos ainda não se adaptaram a esta “novidade” e preferem a mordomia dos hotéis.

 

A protagonista dos maiores defeitos da cidade é a violência. Ouvimos, quase que diariamente, noticiários sobre os arrastões, troca de tiro com a polícia, invasão das favelas, prisão de traficantes e muita gente morta. Infelizmente, isso realmente é o sobrenome da “Cidade Maravilhosa”. Mesmo assim, milhares de turistas, querem subir ao topo das favelas pacificadas para fazer turismo guiado. Acho isso suuuuper bacana e morro de vontade de fazer. Ainda não tive oportunidade, mas está nos meus planos.

 

Se você não tem tempo para passar uma semana, indico ficar de quinta a domingo, contratar um transfer ou taxista, de preferência indicado por alguém que já tenha usado os serviços daquela pessoa e passear muito. Comprar os ingressos dos pontos turísticos diretamente e com antecedência é sempre uma ótima dica. As filas podem ser imensas e perder tempo não é uma boa ideia.

 

O Rio também é noturno e reflete, principalmente na Lapa, toda a sua boemia. Amantes do samba se reúnem para aproveitar as maravilhas da vida. Ali perto você pode bater perna e conhecer o Rio Antigo. O conjunto arquitetônico é incrível!

 

O QUE FAZER NO RIO?

- Visitar praias maravilhosas, principalmente as praias escondidas;

- Corcovado e o Cristo Redentor, que entrou para a lista de 7 maravilhas do mundo moderno, em 2007. Existem várias formas de subir: de trem (a mais bonita), através de tours contratados, fazendo uma trilha ou de bike (a partir do Parque Lage) e de van (a mais prática).

- Pão de Açúcar é para mim, a mais linda de todas e se tivesse que optar por uma, seria ela e chegar de bondinho é muito legal!

- Arcos da Lapa;

- Aterro do Flamengo conta com pistas de skate, quadras de esportes, bicicletas para alugar e as pistas são fechadas aos domingos para os pedestres e ciclistas.

- Visitar o Instituto Moreira Salles é a antiga casa de Walther Moreira Salles, com arquitetura maravilhosa de Olavo Redig de Campos e jardins projetados por Burle Marx, conta com o maior acervo fotográfico do Brasil e exposições fotográficas. Localizada na Gávea.

- O Parque das Ruínas fica nas ruínas da antiga casa de Laurinda Santos Lobo, uma aristocrata que viveu entre os séculos XIX e XX. É um centro cultural com exposições e apresentações e tem uma vista de quase 360 graus da cidade. Se você procura atividades fora do comum no Rio, não deixe de visitar este local.

- Lagoa Rodrigo de Freitas;

- Jardim Botânico é um dos locais mais visitados da cidade e tem espécies da flora de várias partes do mundo. Almocei Couve Flor, restaurante por quilo delicioso bem pertinho, mas pouco tempo atrás ouvi dizer que ele tinha encerrado suas atividades naquele endereço.

- Parque Lage é um palacete do século XX, com uma arquitetura italiana magnífica e uma vista incrível do Cristo Redentor. Fica no bairro do Jardim Botânico e pode ser conhecido no mesmo dia. A Escola de Artes Visuais também funciona lá.

- Maracanã já foi o maior estádio do mundo, é maravilhoso e emocionante visitá-lo.

- Catedral Metropolitana: quem vê a Catedral Metropolitana por fora não a identifica como uma igreja católica, porque não é possível avistar a cruz no topo. Ela possui uma enorme cruz grega transparente e iluminada pela luz natural que representa a presença de Cristo entre os homens.

- Escadaria Selarón: Localizada no fantástico e famoso bairro boêmio da Lapa, a escadaria de 215 degraus, começou a ser composta em 1990 e foi idealizada pelo artista plástico chileno Jorge Selarón. O mosaico colorido representa a alegria e a descontração características do carioca.

- Sambódromo não tem nada de interessante, mas muita gente visita por causa da fama.

- Passeio de helicóptero;

- Mural Etnias está localizado na Zona Portuária e foi feito pelo Kobra, um craque que tem obras pelo mundo a fora. Eu amo este tipo de arte e super recomendo a visita conjugada ao Museu do Amanhã, que está a 10 minutos de caminhada ou ainda é possível ir de VLT, o veículo leve sobre trilhos, que tem uma estação em frente ao mural. O bilhete é válido para reembarcar com até uma hora de intervalo, mas precisa ser usado no mesmo sentido de viagem.

- Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015, se tornou uma das atrações mais visitadas. O projeto é do espanhol Santiago Calatrava e possui uma arquitetura peculiar e uma linda vista da Baía de Guanabara. Um tour guiado pelo museu é uma excelente escolha.

- Acqua Rio faz parte da revitalização do Porto Maravilha e é o maior da América do Sul, mas, mesmo assim, é apertado para o tanto de gente que o visita por dia. É uma atração cara e pode ser visitada usando o VLT.

- Museu de Arte do Rio está ao lado do Museu do Amanhã e conta com exposições ligadas à cidade.

- Comer e comer, porque a gastronomia incrível!

 

Para aqueles que têm a aventuram na veia, o Rio nos oferece de tudo. Referência mundial em voo livre, saltos duplos de asa-delta e parapente partindo da Pedra Bonita, com pilotos credenciados e experientes. Trilhas na Pedra da Gávea, podendo fazer a Garganta do Céu, na Floresta da Tijuca, na Pedra do Telégrafo, na Pedra Bonita, no Morro dos Irmãos, cachoeira do Horto, escalada do Pão de Açúcar, bike na Floresta da Tijuca, fazer um tour nas praias selvagens, rapel...

 

Aproveite o Rio da forma que mais te agrade. Pode ser no Réveillon ou no Carnaval. Para turismo de aventura ou um turismo qualquer. O importante é que é “A Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil, coração do meu Brasil!”.

 

Melhor época: Qualquer época é época, mas você precisa saber se deseja praia. No inverno os dias são mais frios e chove e por isso, pegar praia é quase impossível. Carnaval e réveillon são épocas muito cheias.

 

Onde ficar: A hotelaria do Rio de Janeiro é bastante diversificada e cada região tem seu charme. Separamos por bairros para facilitar um pouco.

Copacabana: Belmond Copacabana Palace, Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, Emiliano Rio, Windsor Califórnia, Astoria Palace, Ritz Copacabana Boutique Hotel, Ibis Copacabana Posto 2, Best Western Plus Copacabana Design

Ipanema: Hotel Fasano, Arpoador, Sol Ipanema, Best Western Premier Arpoador Fashion Hotel.

Barra da Tijuca: Windsor Barra Hotel, Grand Hyatt Rio de Janeiro, Hilton Barra Rio de Janeiro, Vogue Square Fashion Hotel by Lenny Niemeyer, Quality Rio de Janeiro, Novotel.

Santa Teresa: Santa Teresa Hotel RJ - MGallery, Vila Santa Teresa.

  • icon Rua 59-A, nº 666, St. Aeroporto,
    Goiânia - GO, CEP 74070-160
  • icon This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    .
  • icon Segunda - Sexta: 09h - 18h
    .
Topo
Usamos cookies para melhorar nosso site. Ao continuar a usar este site, você concorda com a utilização de cookies. Para mais detalhes clique em "Politica de Privacidade".