San Andrés: praia, mergulho e 50 tons de azul!
- Colômbia
- Thatiany Guimarães Teixeira
Eu sabia que San Andrés, na Colômbia, era um destino de praia simples, ou melhor, muito simples. Não fui esperando nada, até porque tivemos muita dificuldade para escolher hotel e cheguei a ficar com medo.
Praia, mar, mergulho e 50 tons de azul é o resumo da ilha. A programação dos turistas é focada em passeios, mergulhos e, claro, momentos na areia para curtir o marzão caribenho. Se for do seu agrado, use o tempo livre para fazer umas comprinhas e garantir produtos com bom preço. A ilha é zona de livre comércio.
A principal praia da ilha e "pau pra toda obra" é a Peatonal, que fica no centro. Oferece a melhor estrutura para os turistas e, de quebra, tem lojinhas e um calçadão bom para caminhar - seja dia ou noite, um passeio por ali é sempre agradável.
Se a ideia é ficar numa praia mais deserta eu indico San Luis, que não tem tanta estrutura, mas é ideal para descansar.
É interessante alugar um carrinho de golfe, que seja por um dia, para fazer uma volta pela ilha e conhecer suas paisagens, além dos pontos de interesse principais, como:
- Caverna de Morgan, West View e a Piscinita, que são ótimos para snorkel. Em West View é possível fazer o passeio Aquanautas, que é feito com o escafandro, aquele capacete grande, que permite que você consiga caminhar no fundo do mar.
- Hoyo Soplador, uma fenda no meio das pedras que solta vento devido ao balanço das ondas no mar;
- Cocoplum, uma praia quase sem ondas por onde se vai caminhando até Rocky Cay, outro ponto de snorkeling.
A ilha tem 27km2 e rola fazer até de bike. Nós compramos o passeio de chiva (20.000COP) você conta com um guia. Se fizer o mesmo por conta própria em algum dos outros meios de transporte locais, conhecerá a ilha no seu próprio ritmo, escolhendo quanto tempo dedicar a cada local.
Imperdível e obrigatório é fazer os passeios de barco que levam às ilhas da redondeza.
Enquanto o Aquário, uma ilhota cheia de peixes, é indicado para snorkeling e Haynes Cay é boa para curtir a paisagem e descansar, Johnny Cay (uma das ilhas mais famosas de San Andrés) é a responsável pelas fotos e suspiros de todos nós. O mar de lá tem cores incríveis. Não deixe de conhecer! O passeio custa 15mil coisinhas (moedas locais).
A ilha Rocky Cay fica bem próxima da costa e conseguimos ir caminhando na maré baixa até um barco naufragado.
Outra opção de passeio que recomendo também é Cayo Bolivar.
Ainda na água e para os amantes dos animais marinhos o Manta Raias é um tour de barco, de mais ou menos 2h, que acontece no fim da tarde e proporciona o contato com as arraias.
Aproveite a noite jantando num bom restaurante ou, se preferir algo mais animado, aposte no Coco Loco, a discoteca mais famosa de San Andrés, onde a salsa e o reggaeton dão o tom. Outra opção é a Exctasy, que fica no último andar do Hotel Sol Caribe.
ONDE FICAR:
A “nossa casa” durante 03 dias foi no charmoso Casa Harb. O hotel foi idealizado pelo nosso querido Jak Harb que transformou a sua antiga casa de família em um local inesquecível.
São apenas 5 suítes, cada uma com uma decoração diferente e escolhida pelo próprio Jak, que tem um bom gosto incrível. Cada viagem que ele faz, traz um item para decorar o hotel. Eu super recomendo e digo que, para mim, é a única opção que vale cada centavo na ilha. Não é propaganda, até porque pagamos toda a nossa hospedagem, mas é porque é bom mesmo.
Se você não quer investir tanto na sua viagem, sobram poucas opções. A rede Decameron está por toda a ilha, mas, Jesus, não rasgue seu dinheiro. Tem alguns deles que são muito velhos.
Indico o Casablanca e o Sunset, mas lembre-se que são bemmmm simples.
COMER E BEBER:
No restaurante do Casa Harb. Ele é aberto ao público. Basta reservar.
Gourmet Shop Assho é um dos melhores restaurantes de San Andrés, não apenas pelo cardápio variadíssimo como também pela decoração charmosa, cheia de garrafas de vinho. O lugar tem bom atendimento e música ambiente divertida, mas o que chama a atenção mesmo é a variedade de pratos do menu, que foge do habitual peixe com camarão visto em diversos restaurantes da região. É um restaurante descontraído, bacana para qualquer hora do dia, seja almoço, jantar ou lanche. Sua comida é de qualidade e o preço, bacana. Às quintas-feiras e aos sábados, o local possui apresentações de músicos regionais. Há dias, inclusive, em que você poderá ouvir calypso, soca e o country local.
O Mahi Mahi é um restaurante tailandês e destoa dos outros restaurantes da região por ter ingredientes diferentes, típicos da cozinha asiática, em seu preparo.
Em poucas palavras, o Mister Panino é um dos melhores restaurantes italiano da ilha. Ele é pequeno e charmoso, ideal para comer uma massa ou sanduíche, ou, ainda, para passar a noite petiscando e bebericando um vinho.
O La Regatta tem uma localização muito especial: está em cima do mar, com uma vista linda para a Baía de San Andrés. O restaurante é todo feito em madeira, decorado com motivos marinhos e tem um perfil refinado, ótimo para uma refeição a dois. Por fora ele não é bonito.
Restaurante Capitan Mandy não fica na zona turística, mas deixei o link para seguir o caminho e ser feliz.
O 80s Interstate tem o ambiente e a decoração para quem curte os anos 80. O hambúrguer é muito bom, mas o atendimento é meio perdido.
Caso você não tenha tempo e precisa de ajuda para organizar sua viagem, entre em contato conosco. Nós montamos uma viagem personalizada para você. Somos uma agência de viagens que comercializa, além das viagens, elaboramos o roteiro sob medida. Otimizamos o seu tempo e desenhamos a sua viagem com o seu perfil.
Veja nossas dicas sobre Cartagena: Cartagena é incrível!