Florença, a parada obrigatória para conhecer a Toscana.
- Itália
- Thatiany Guimarães Teixeira
Todo o mundo conhece a Toscana de algum livro, filme ou das aulas de história da escola.
A minha viagem não teve início em Florença! Comecei em Veneza, passei por Cinque Terre, Verona e fiquei 5 dias em Florença, para conseguir conhecer bem a região e seguir para Roma.
É a região certa para uma viagem romântica, em família, sozinha, com amigos, fotográfica, enogastronômica e inesquecível! Há cidades encantadoras, com esconderijos, muralhas de pedras isoladas, torres medievais cativantes, ciprestes fotogênicos, vinícolas e muita história.
O meu grupo era composto por 7 pessoas, com uma criança de ano e meio e duas senhoras com mais de 60 anos. Portanto, contratamos um traslado privativo, que nos acompanhou durante todo o percurso. Para mim, é a melhor forma de conhecer a Itália, pois não há preocupação com estacionamento, abastecimento, pedágio... O transfer privativo não é barato, eu sei. Mas no nosso caso, que éramos 7 e tínhamos idosos e criança, foi muito bom.
Os trens e aluguel de veículo também são bastante usados e funcionam muito bem, mas descobrimos que centro histórico não combina com carro alugado. Você sabia disso? O GPS te mandou por dentro do centro histórico e você não tem permissão? Multa! E a multa é chata, porque vem para o Brasil pelo correio e demora muito. Não é igual nos EUA, que chega a cobrança no cartão de crédito.
Florença é parada obrigatória e uma das cidades mais bonitas da Toscana. Imagina a representação histórica dela com o Renascimento? Nós optamos em montar acampamento por lá durante 5 dias e não mudar de cidade. Ficamos 3 dias inteiros só em Florença e 2 dias para vários "bate e volta" nas cidades próximas como: Montepulciano, Montalcino, Pisa, Siena, San Gimignano, Greve ni Chianti e Monteriggioni, que falarei no próximo post. (A Toscana é sinônimo de romance, paisagem, culinária e excelentes vinhos.)
O QUE FAZER EM FLORENÇA?
- Bater perna no centro histórico;
- Escolher algum museu para entrar na história:
Gallerie dell”Accademia, onde está o original de Davi de Michelangelo. Ali também estão as esculturas “Prisões”, o “São Matheus” e a “Pietá Palestina”, todas de Michelangelo. Prepare-se para filas imensas.
Gallerie degli Uffizi é o museu mais importante da cidade e o segundo mais visitado da Itália (só perde para o Vaticano). Guarda uma das coleções mais prestigiadas do mundo. Em seus salões estão obras de Leonardo, Botticelli, Raffaello, Tiziano e Caravaggio. Recomendo comprar o ingresso antecipadamente.
O Palazzo Vecchio, ou Palácio Velho, está localizado na Piazza della Signoria e além de museu, uma parte do edifício é ocupada pela Prefeitura da cidade. No acesso do Palazzo podemos ver réplicas de obras como o “Davi” (Michelangelo), o “Marzocco” e a “Judite e Holofernes” (Donatello). O original de “Judite e Holofernes” está no seu interior, juntamente com o Salone dei Cinquecento (Salão dos Quinhentos), o Studiolo di Francesco I , a Sala dei Gigli, a Sala das Cartas Geográficas, os Apartamentos dos Medici e a Torre de Arnolfo, com 94 metros de altura, a torre mais alta da cidade.
- Museu Leonardo da Vinci: Interessante e interativo! Compre seu ingresso antecipadamente.
- Duomo de Florença: A Basílica di Santa Maria del Fiore levou seis séculos para ser construída. É uma obra imponente e cheia de detalhes. É considerada patrimônio da Unesco e impossível imaginar Florença sem ela, principalmente por sua cúpula que é vista de longe. Os corajosos que encaram os mais de 400 degraus vê de perto a curvatura da construção e a vista no mirante. É preciso reservar horário.
- Ponte Vecchio: Foi construída em 1345 sobre o Rio Arno, com diversas lojinhas vendendo bugigangas em prédios do século XVI nas proximidades. Foi a única a sobreviver aos bombardeiros da Segunda Guerra Mundial.
- Aviste a cidade, de noite, do alto da Piazza Michelangelo.
- Gosta de Dan Brown? Faça o Inferno Tour.
- Palazzo Pitti e Jardins de Boboli e a belíssima Fonte de Netuno.
- Explorar o bairro boêmio de Oltrarno (além do Rio Arno). Encontramos várias lojas de artesões nas charmosas ruelas que levam até a bonita Piazza Santo Spirito.
- Piazza de La Republica - Nesta praça está o famoso carrossel que aparece em diversas fotos em Florença. Funcionava o mercado na rua durante a Era Medieval e os cafés mais antigos da cidade ficam nesta área.
- Caminhe em torno de 4 quadras para chegar na Piazza di Madonna degli Aldobrandini onde fica uma igreja famosinha
ONDE COMER E BEBER:
- Não fique sem provar a excelente e enorme "Bistecca alla Fiorentina" no IL LATINI.
- Para tomar um bom gelato: VIVOLI e CARABÈ.
- Almoçar na cobertura da loja de departamentos LA RINASCENTE, com uma vista panorâmica única do Duomo.
- Almoce na Trattoria Le Mossacce, localizada atrás do Duomo. Um restaurante super informal com pouquíssimas mesas e menu simples, porém delicioso.
- Perambulando perto da Galleria Uffizi e da Accademia, o Ino é parada obrigatória. Você vai mudar seu conceito sobre o famoso "panino".
- Para os amantes da alta gastronomia, a Enoteca Pinchiorri é um restaurante com culinária moderna e criativa, vencedora de três estrelas Michelin, localizado num belíssimo "palazzo fiorentino". No verão, a dica é sentar no pátio.
- A cidade tem muitos “wine bars” e o Le Volpi e l'Uva é uma joia escondida em uma pequena “Piazzetta”, com uma coleção de vinhos excepcionais, além de queijos e crostinis.
Como típica brasileira que sou, termino o nosso post com algumas dicas de compritchas.
As boutiques exclusivas estão localizadas na Via dei Tornabuoni, Via della Vigna Nuova e Via dei Calzaiuoli. Já o comercio mais acessível fica na Via Cavour.
A RASPINI VINTAGE é a ponta de estoque de coleções passadas da excelente multimarcas.
A IL TORCHIO é uma das papelarias mais tradicionais da cidade e se você é louca por artesanato, deve comprar, pelo menos, um item fabricado com seus lindos papéis decorativos.
Para aquele souvenir top visite a belíssima Oficina de Santa Maria Novella, que tem fabulosos sabonetes, cremes e perfumes com receitas que datam do século XIV.
Importante:
A Itália faz parte da Comunidade Europeia e exige a contratação de seguro viagem com cobertura mínima de EUR 30mil. Compre o seu seguro direto no nosso site.
Caso você não tenha tempo e precisa de ajuda para organizar sua viagem, entre em contato conosco. Nós montamos uma viagem personalizada para você. Somos uma agência de viagens que comercializa, além das viagens, elaboramos o roteiro sob medida. Otimizamos o seu tempo e desenhamos a sua viagem com o seu perfil.
Acompanhe os outros posts sobre a Itália: