Verona
- Itália
- Thatiany Guimarães Teixeira
Cinque Terre foi o nosso destino depois de Veneza, mas no caminho optamos em fazer um STOP em Verona para descansar da estrada e para conhecer a tão encantadora cidade.
A Arena de Verona é uma parada obrigatória, pois é o terceiro maior anfiteatro romano do mundo, que sobreviveu até a um terremoto no século Xll. Está próximo de completar dois mil anos, ainda recebe concorridas apresentações.
Dali, seguimos pela Via Manzini (peatonal) até a Piazza delle Erbe. A praça e suas construções rosadas são o coração de Verona e estão praticamente ao lado da Casa de Julieta e da Piazza dei Signori.
Gente, o que é a casa de Julieta??? Um milhão e meio de pessoas concorrendo por poucos metros quadrados de historia. Confesso que fiquei triste e não consegui nem visitar o museu. É o santuário para os amantes da obra de Shakespeare.
Expectativa X Realidade:
O QUE FAZER EM VERONA?
Casa dei Mercanti é um belo exemplar de um prédio medieval, construído em 1301. Hoje abriga o Banco de Verona.
Na Piazza delle Erbe, há um edifício com uma torre bem alta, cuja fachada está uma parte nesta praça e parte na praça vizinha. Este prédio é o Palazzo della Ragione, que era o antigo Tribunal de Justiça e que funcionou até os anos 80. Hoje é um museu de arte.
A Torre dei Lamberti foi construída no século 12 e foi sendo restaurada e ampliada ao longo dos anos, até atingir os 84 metros de hoje. É um dos pontos mais altos da cidade.
A Piazza dei Signori é está entre as mais importantes de Verona e possui vários palácios construídos entre os séculos 14 e 15. Ela também é chamada de Piazza di Dante, porque foi por muito tempo a residência do autor de a Divina Comédia e o inspirou bastante. Além da fachada listrada do Palazzo della Ragione, os destaques desta praça são:
A estátua de Dante Alighieri, do século 19;
A Loggia del Consiglio é um edifício com várias estátuas no alto, representando famosos cidadãos de Verona do período romano (da esquerda pra direita: o arquiteto Marco Vitruvio Pollione, o poeta Valerio Catullo, o naturalista Plinio il Vecchio, o poeta Emilio Macro e o historiador Cornelio Nipote). Foi a primeira construção renascentista na região do Vêneto.
O Palazzo del Capitano de fachada clara e com uma torre de tijolo à direita (haviam 3), era a casa dos chefes militares. Hoje está sendo restaurado para virar um museu.
Ainda na área da Piazza delle Erbe, onde está o Palácio do Governo, com a Torre dei Lambertini e os túmulos medievais dos Scaligeri, que governaram entre 1260 e 1387.
Visite o Castelvecchio. Atravessando por dentro encontrará a Ponte Scaligero. Cruze-a para ter lindos ângulos do rio Adige e das muralhas da cidade.
Por último, a Piazza Brà onde tudo começou.
ONDE COMER E BEBER?
O Borsari 36 - oferece comida italiana diversificada e contemporânea com ótimo serviço. Peixes, massas e vinhos são os mais pedidos, claro. Está localizado no hotel.
Casa Perbellini - bom e caro. Os pratos são bem elaborados e exóticos.
Ristorante Enoteca Cangrande - tem o preço justo.
Trattoria Muramare - comida saborosa (massa com frutos no mar) e preço justo.
La Bottega della Gina - simples, barato e gostoso.
12 Apostoli - incrível e extraordinário! Uma decoração típica, cardápio maravilhoso e uma carta de vinhos completa.
No mesmo estilo, está o surpreendente Nastro Azzurro, com atendimento primoroso e animado, especialmente com brasileiros.
ONDE FICAR?
Verona é uma cidade super tranquila para se conhecer à pé. Normalmente incluo carro para os meus clientes, porque o roteiro é formado por outras cidades e vinícolas. Todas as atrações da cidade ficam próximas e portanto, se você optar por ficar próximo do centro antigo, você estará muito bem localizado.
Boas opções próximas da Arena de Verona: Hotel Indigo Verona - Grand Hotel Des Arts, Relais Empire e Hotel Milano & SPA. No centro histórico e bem mais econômicos: Hotel Siena e o Hotel Verona.
Importante:
A Itália faz parte da Comunidade Europeia e exige a contratação de seguro viagem com cobertura mínima de EUR 30mil. Compre o seu seguro direto no nosso site.
Caso você não tenha tempo e precisa de ajuda para organizar sua viagem, entre em contato conosco. Nós montamos uma viagem personalizada para você. Somos uma agência de viagens que comercializa, além das viagens, elaboramos o roteiro sob medida. Otimizamos o seu tempo e desenhamos a sua viagem com o seu perfil.
Acompanhe os outros posts sobre a Itália:
Nossa próxima parada: Cinque Terre
Florença, a parada obrigatória para conhecer a Toscana.
Dica para usar o celular à vontade na Itália