O que NÃO fazer em Paris!
- França
- Thatiany Guimarães Teixeira
Todos os blogs falam o que devemos fazer, o que não pode faltar, mas nunca o que NÃO DEVEMOS colocar nos nossos dias em Paris.
Paris é a terceira cidade mais visitada do mundo e recebe os turistas como poucas outras. Separamos algumas dicas do que NÃO FAZER para facilitar as suas decisões.
- Não cometa o erro de ficar poucos dias em Paris. Muitos me perguntam quantos dias e eu sempre falo: no mínimo, 5 dias inteiros. A cidade não é básica e vai aparecer muita coisa para fazer e você voltará frustrado. Mesmo sabendo que é uma cidade para várias visitas, eu não recomendo ficar menos tempo.
- Não se hospede fora da cidade para economizar. Eu já cometi este erro e me arrependi horrores. Mesmo tendo um transporte público de excelência, fica há 1h dos principais pontos turísticos é o oh! Sinta a alma da cidade e se hospede em um dos 20 arrondissements da cidade.
- Não ache que em Paris tudo é caro! Na minha última viagem à Paris eu aproveitei tudo que o parisiense faz. Comprei meu café da manhã na padaria, reuni com as minhas amigas para um jantar feito por uma delas, fizemos vários passeio gratuitos (e tem muuuitos!) e compramos lembrancinhas em vários brechós maravilhosos.
- Para evitar as gorjetas, em um momento de economia, procure sentar-se no balcão das lanchonetes, porque isso exclui a taxa de serviço do garçom. Em serviços de garçom e em táxis, é comum pagar entre 10 e 20% de taxa.
- Não tenha vergonha de se jogar nos croissants ou nas baguetes recém saídas do forno. Faça também um pic-nic nas gramados dos parques ou do Rio Sena.
- Você não precisa comprar garrafas de água. Há uma abundância de fontes em toda a cidade onde a água é potável e gratuita. Ande sempre com uma garrafinha e a complete cada vez que se deparar com uma dessas mais de 700 fontes. Há um mapa com todas que oferecem água potável. Sabia que tem fontes que oferecem até água com gás? Esta água é refrigerada à 7 graus e se encontra às margens do Rio Sena, na 33 quai Anatole France, 75007.
- Por favor, não visite o Louvre, o Museu Nacional de Arte Moderna e o Centro Pompidou às terças-feiras. Nos outros dias, coloque o despertador para tocar e chegue às 9h da manhã, antes da multidão de turistas enlouquecidos com seus vídeos, smartphones e câmeras etc! Ou então aproveite as visitas noturnas, que o Louvre sempre oferece... Mas nunca, nunca às terças, por favor!
- Ainda sobre o Louvre: Não se irrite com as filas quilométricas. Entre por um dos pavilhões laterais ou mesmo pela entrada a partir da estação de metrô "Palais Royal - Musée du Louvre".
- Evite comprar ingressos na hora.
- Achar que não precisa visitar Versailles. Depois que assisti a série Versailles, tive mais certeza de que todos devem conhecer o Palácio. A história é incrível e merece a visita.
- Não perca tempo na Champs-Élysées. É aquele local que tem que ir para tirar foto e dizer que foi, mas não precisa voltar, porque tudo ali perto é mais caro e sem personalidade.
- Não alugue carro ou ande de táxi em Paris. O transporte público funciona super bem e facilita a vida de todos, mas não jogue fora o ticket de metrô antes de sair da catraca da estação. Pode haver conferência e, se o seu tiver ido para o lixo, terá que pagar novamente. Estude o metrô de Paris!
- Os franceses não são chatos. Eles apenas têm uma cultura diferente da nossa e não adianta achar que você é o "rei do lugar", porque o serviço é à La carte e ele vai atender outros antes de você. Os bairros que não sucumbiram ainda às avalanches de turistas guardam verdadeiros tesouros "fait maison" ou seja, feitos em casa, o prazer da boa culinária francesa com sabor caseiro numa bela apresentação e com preço justo. Substitua o "oi colega" e o "valeu, meu irmão" por um polido "Bonjour" ou "Bonsoir", procure saber qual o plat du jour, o famoso prato do dia. Aprenda outras palavrinhas mágicas para facilitar a sua comunicação.
- Agradeça sempre!!! Palavrinhas mágicas como: “bonjour, excusez –moi madame ou monsieur” não devem se ausentar do seu vocabulário.
- Não tenha medo de pedir ajuda. O francês nunca te deixará na mão.
- Achar que nunca será furtado. Há pessoas mal intencionadas em todos os lugares, mas principalmente nos pontos turísticos.
- Domingo é dia de descanso! Não deixe para fazer as compras neste dia. Ficam abertos museus, cinemas, restaurantes, mas até a boa e velha farmácia você terá dificuldade de encontrar aberta, já que domingo em Paris somente algumas, como a do metrô Saint Paul funcionam.
- Não compre artigos de higiene pessoal em farmácia e economize seus euros queridos. Compre num bom supermercado e, de lambuja, leve o vinho, bom e barato!
- Vários pontos da cidade têm internet gratuita. Não deixe seu celular no hotel.
- O transporte público funciona, mas não se esqueça das regrinhas básicas. Quando estiver no metrô NÃO FIQUE à ESQUERDA, NEM ANDE EM GRUPOS ANIMADOS ocupando todo o espaço. No metrô, nos bondes (aqui chamados de tramways) ou nos trens, mantenha-se totalmente à direita.
- Não ande por Paris olhando para o mapa. Olhe para os lados. A cidade é maravilhosa!!!
Importante:
A França faz parte da Comunidade Europeia e exige a contratação de seguro viagem com cobertura mínima de EUR 30mil. Compre o seu seguro direto no nosso site.
Caso você não tenha tempo e precisa de ajuda para organizar sua viagem, entre em contato conosco. Nós montamos uma viagem personalizada para você. Somos uma agência de viagens que comercializa, além das viagens, elaboramos o roteiro sob medida. Otimizamos o seu tempo e desenhamos a sua viagem com o seu perfil.