O Parque das Aves está localizado em Foz do Iguaçu, de frente ao estacionamento de entrada para as Cataratas e está inserido na floresta do Iguaçu, um dos mais importantes remanescentes de Mata Atlântica em existência. 

 


A Mata Atlântica é o 2º bioma mais ricos do planeta, ou seja, com a maior biodiversidade e é a segunda maior floresta em extensão do Brasil, presente em 17 estados. Encontramos nela o maior número de espécies endêmicas (que só existem lá!) e 8% das espécies do mundo. Segundo dados do SOS Mata Atlântica, são mais de 800 espécies de aves, sendo que 120 espécies e subespécies de aves nativas encontram-se ameaçadas de extinção.

O Parque é a única instituição do mundo focada na conservação, recuperação e reprodução das aves da Mata Atlântica e oferece, ao visitante, uma experiência completa de conexão e conhecimento sobre as aves e as suas florestas.

 

 

O trabalho oferecido por eles vai além da visitação das aves. Há avaliação das ameaças às espécies, projetos para prevenir a extinção e contribuem com à recuperação de espécies, em parceria com outros projetos e com o governo. Porém, também desenvolvem e executam seus próprios projetos de conservação, como o Projeto Papagaio-verdadeiro, o Projeto Papagaio-chauá e o Projeto Aves do Iguaçu.

 

52% das aves do Parque foram resgatadas de tráfico ou de maus tratos. Já imaginou isso??

 

Durante a visitação, conhecemos a jacutinga, mutum-de-alagoas, apreciamos a beleza dos tucanos e dass mais de 100 araras voando por sobre as nossas cabeças. Passamos pelas harpias (que ficam bem escondidinhas), corujas, papagaios, jacarés, sucuris e até jiboias. Confesso, que me decepcionei com o borboletário. Fui com expectativa alta e foi frustrante.

 

A trilha em meio à Mata Atlântica é feita por calçadas planas, oferecendo conforto a todos os visitantes, facilitando o uso de carrinhos de bebê e cadeiras de rodas. Ao longo do passeio, muitos bancos estão disponíveis para descanso e os banheiros são equipados com fraldários.

 

Incluso no ingresso do Parque das Aves, o visitante tem acesso às trilhas, aos cinco viveiros de imersão e o Viveiro Cecropia, com quase 300 periquitos e 20 tucanos, a maioria resgatada de tráfico e maus tratos. É possível alimentar os periquitos pagando um valor adicional de 10 reais por pessoa. Para saber como efetuar o pagamento desta taxa extra, clique aqui.

 

Fiquei encantada com a educação e treinamento das pessoas que ficam dentro dos viveiros passando as informações sobre os animais. Elas interagem na medida certa. Adotei!!

 

Depois de passear, fotografar e se encantar com toda esta beleza, dê uma paradinha no restaurante para mais uma experiência. O Restaurante Sabores da Floresta utilizam ingredientes frescos e não convencionais direto da própria horta. Confira do cardápio aqui. Ahh, ele é de frente ao lago dos flamingos. 

 

O Parque das Aves é passeio em local aberto, mas devido à pandemia, protocolos rigorosos precisam ser seguidos para segurança de todos. Para evitar filas, indicamos que você compre o seu ingresso com antecedência através do site https://ingressos.parquedasaves.com.br/. Assim você garante o dia e horário da sua visita.

 

Eu indico, mas não foi o que eu fiz. Optei em comprar na hora, pois não sabia qual seria a melhor data para o meu passeio. Foi super tranquilo! Tive a sorte do parque estar vazio e não tive contratempos durante as 2h que fiquei caminhando tranquilamente lá dentro. 

 

Não há restrição de idade e o uso de máscaras é obrigatório durante todo o percurso, inclusive para tirar fotos. A trilha foi toda adaptada para garantir o distanciamento físico entre grupos diferentes e as portas dos viveiros abrem na direção da caminhada, evitando que o visitante tenha que tocá-las.

 

Eu gostei muito do passeio, principalmente porque adoro aves, fotografia e fiquei encantada com a ideia da preservação. Acho que pode ser uma excelente opção para ensinar os pequenos a importância da natureza e que aqueles animais só estão ali, porque precisam sobreviver.

 

É importante lembrar que não estamos ali para tocar nos bichinhos e precisamos saber que eles darão inúmeros rasantes sobre as nossas cabeças. Esta parte é super divertida.

 

Valor: R$60,00 por pessoa e crianças até 8 anos não pagam (atualizado em abril de 2021).

Estudantes, idosos, doadores de sangue (com comprovação), PNE (com 1 acompanhante) e militares brasileiros têm 50% de desconto.

Funcionamento: de terça a domingo das 09h às 17h.

Dica: Leve repelente e uma blusinha de frio, caso você seja friorento. A mata é bastante fechada, o que impede a entrada de luz. 

Telefone de contato e WhatsApp: (45) 3529-8282

Endereço: localizador Av. das Cataratas, KM 17.1 

 

Acompanhe os outros posts sobre Foz do Iguaçu:

- Usina Hidrelétrica de Itaipu

- Belmond Hotel das Cataratas

  • icon Rua 59-A, nº 666, St. Aeroporto,
    Goiânia - GO, CEP 74070-160
  • icon This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
    .
  • icon Segunda - Sexta: 09h - 18h
    .
Topo
Usamos cookies para melhorar nosso site. Ao continuar a usar este site, você concorda com a utilização de cookies. Para mais detalhes clique em "Politica de Privacidade".